- Propaganda -

Siga o portal:

Início Colunas Além Paraíba em Foco Doação de Sangue, um gesto de amor ao próximo que salva vidas

Doação de Sangue, um gesto de amor ao próximo que salva vidas

Faça a sua parte, cada doação de sangue pode ajudar até 4 pessoas!

-CONTINUA APÓS A PROPAGANDA-

Confira a entrevista realizada com o Leandro Santos Lemos, captador de doadores do Hemominas de Além Paraíba.

 

Nossa equipe foi convidada pelo Hemominas de Além Paraíba para acompanhar a doação de sangue durante o período da manhã do dia 15 de maio. Na ocasião, aproveitamos também para passar pelo processo e registrar a doação de nossa diretora de artes, Carine Almeida.

O processo que leva entre 40 e 50 minutos, é dividido em 6 etapas:

  • Cadastro
  • Triagem Clínica
  • Triagem Hematológica
  • Lanche
  • Doação
  • Lanche pós-doação

A primeira etapa começa na recepção, onde a ficha do candidato será criada ou atualizada. Será solicitado ao candidato que o mesmo apresente um documento de identificação, original e com foto, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação ou carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente.

Após o cadastro, o candidato é direcionado para a sala de Triagem Clínica, onde passará por uma breve entrevista e aferição de pressão arterial e temperatura para verificar se está apto a seguir para a próxima avaliação.

Estando apto para prosseguir, a próxima parada é na sala de Triagem Hematológica, onde o doador passa por verificações como peso e teste de hemoglobina (verificação de anemia).

Sendo aprovado em todo o processo de triagem, o doador é encaminhado para a copa de doadores, local destinado para a um pequeno lanche antes da doação de sangue, lembrando que não se deve de forma alguma estar em jejum para realizar a doação. O doador deverá estar devidamente alimentado e descansado, evitando ingerir alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação.

Chegamos a hora da etapa principal, a doação de sangue! O doador será chamado para a sala de coleta, onde se dará início a coleta de sangue para doação e amostras para a realização de exames para doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, Sífilis, Doença de Chagas e Hepatite, e para a classificação sanguínea (tipo sanguíneo do doador).

Após a doação, o doador passa novamente pela copa de doadores para um novo lanche e então ser liberado.

Com as medidas de isolamento social e proteção ao novo Coronavírus (COVID-19), os hemocentros de todo o país tem registrado quedas no volume de doações. Chegando ao nível de alerta e crítico de alguns fatores como O+, O- e B-.

Informação divulgada através do site oficial do Hemominas

Segundo Leandro Santos Lemos, captador de doadores do Hemominas de Além Paraíba, durante entrevista para a equipe do Portal Além Paraíba, durante o momento que estamos vivendo os protocolos de segurança foram ampliados e foram tomadas medidas como a disponibilização álcool em gel e máscaras para a utilização dos doadores em todas as etapas e após cada atendimento é realizada uma higienização dos equipamentos para garantir a segurança do doador e de toda a equipe presente na unidade.

Para que seja possível realizar a doação, o candidato deve seguir alguns critérios como, ter idade entre 16 e 69 anos (Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.), estar bem alimentando, estar descansado e estar em plenas condições de saúde.

Os horários para doação no Hemominas de Além Paraíba são de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e o endereço da unidade é Rua Felizarda Esquerdo, 45 no bairro Ilha Recreio. O candidato também pode realizar o agendamento da doação através do telefone 155, através do site oficial do Hemominas (Clique aqui para acessar o site)  ou através do aplicativo MGapp (disponível para Android e IOS). Para maiores informações o candidato também pode ligar para o (32) 3466-6600.

 

Confira as fotos tiradas durante as etapas de doação.

- Propaganda -
Propaganda Site Responsivo 2C Web Design - Portal Além Paraíba
- Propaganda -
- Propaganda -
Propaganda Sistema 2C Web Design - Portal Além Paraíba
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Outras Notícias

- Propaganda -