Confira a entrevista realizada com o Leandro Santos Lemos, captador de doadores do Hemominas de Além Paraíba.
Nossa equipe foi convidada pelo Hemominas de Além Paraíba para acompanhar a doação de sangue durante o período da manhã do dia 15 de maio. Na ocasião, aproveitamos também para passar pelo processo e registrar a doação de nossa diretora de artes, Carine Almeida.
O processo que leva entre 40 e 50 minutos, é dividido em 6 etapas:
- Cadastro
- Triagem Clínica
- Triagem Hematológica
- Lanche
- Doação
- Lanche pós-doação
A primeira etapa começa na recepção, onde a ficha do candidato será criada ou atualizada. Será solicitado ao candidato que o mesmo apresente um documento de identificação, original e com foto, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação ou carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente.
Após o cadastro, o candidato é direcionado para a sala de Triagem Clínica, onde passará por uma breve entrevista e aferição de pressão arterial e temperatura para verificar se está apto a seguir para a próxima avaliação.
Estando apto para prosseguir, a próxima parada é na sala de Triagem Hematológica, onde o doador passa por verificações como peso e teste de hemoglobina (verificação de anemia).
Sendo aprovado em todo o processo de triagem, o doador é encaminhado para a copa de doadores, local destinado para a um pequeno lanche antes da doação de sangue, lembrando que não se deve de forma alguma estar em jejum para realizar a doação. O doador deverá estar devidamente alimentado e descansado, evitando ingerir alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação.
Chegamos a hora da etapa principal, a doação de sangue! O doador será chamado para a sala de coleta, onde se dará início a coleta de sangue para doação e amostras para a realização de exames para doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, Sífilis, Doença de Chagas e Hepatite, e para a classificação sanguínea (tipo sanguíneo do doador).
Após a doação, o doador passa novamente pela copa de doadores para um novo lanche e então ser liberado.
Com as medidas de isolamento social e proteção ao novo Coronavírus (COVID-19), os hemocentros de todo o país tem registrado quedas no volume de doações. Chegando ao nível de alerta e crítico de alguns fatores como O+, O- e B-.
Segundo Leandro Santos Lemos, captador de doadores do Hemominas de Além Paraíba, durante entrevista para a equipe do Portal Além Paraíba, durante o momento que estamos vivendo os protocolos de segurança foram ampliados e foram tomadas medidas como a disponibilização álcool em gel e máscaras para a utilização dos doadores em todas as etapas e após cada atendimento é realizada uma higienização dos equipamentos para garantir a segurança do doador e de toda a equipe presente na unidade.
Para que seja possível realizar a doação, o candidato deve seguir alguns critérios como, ter idade entre 16 e 69 anos (Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.), estar bem alimentando, estar descansado e estar em plenas condições de saúde.
Os horários para doação no Hemominas de Além Paraíba são de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e o endereço da unidade é Rua Felizarda Esquerdo, 45 no bairro Ilha Recreio. O candidato também pode realizar o agendamento da doação através do telefone 155, através do site oficial do Hemominas (Clique aqui para acessar o site) ou através do aplicativo MGapp (disponível para Android e IOS). Para maiores informações o candidato também pode ligar para o (32) 3466-6600.
Confira as fotos tiradas durante as etapas de doação.