- Propaganda -

Siga o portal:

Início Colunas Além Paraíba em Foco Conheça um pouco mais sobre a Associação dos Catadores de Recicláveis de...

Conheça um pouco mais sobre a Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba – ACRAP

Confira a entrevista realizada com o Fundador Dário Gomes e Gestora Administrativa Andréia Klock

 

Nos últimos meses temos acompanhado um trabalho constante de limpeza em nossa cidade, trabalho este que vem sendo amplamente divulgado Prefeitura Municipal de Além Paraíba, contando com o apoiado de grande parcela da população.

Mesmo com inúmeras ações, pouco se sabe sobre a empresa responsável por grande parte das mesmas. E por este motivo, hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre a ACRAP – Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba. Em contato com a ACRAP fomos convidados pela Gestora Administrativa da associação, Andréia Klock, para conhecer um pouco mais sobre a história e os trabalhos realizados por toda a equipe.

A história da ACRAP se inicia em 2010 quando o seu fundador, Dário Gomes, e sua esposa durante um momento difícil em suas vidas, resolveram iniciar o trabalho de coleta de material reciclável no município. Ao longo do primeiro ano a iniciativa recebeu inúmeros apoiadores e conquistou mais pessoas para a realização dos trabalhos. Com isso, em 2011 foi fundada a Associação dos Catadores de Recicláveis de Além Paraíba (ACRAP).

De sua fundação até a presente data, a ACRAP vem realizando inúmeras atividades em prol do meio ambiente em nossa cidade, dentre elas a coleta, a triagem e a comercialização de materiais recicláveis. Atividade esta que é responsável por gerar renda diretamente a 13 famílias.

Segundo Andréia, a ACRAP tria em média de 12 a 16 toneladas de materiais recicláveis por mês. Entre os materiais que passam pela associação estão vidro, papel, metal, plástico, tecido e componentes eletrônicos.

Foto: Caio Fontes / Portal Além Paraíba

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela ACRAP hoje é a retenção do resíduo reciclável e, devido a esta dificuldade, a associação vem trabalhando em projetos educacionais como o Projeto Reciclalém.

O Projeto possui o principal objetivo de sensibilizar a população sobre a responsabilidade da geração e a destinação dos resíduos. Este prevê, ainda, ações que promovam o desenvolvimento de atividades socioambientais, como: coleta seletiva, uma linha direta da população com a ACRAP para a retirada de materiais, implementação de ecopontos fixos e itinerantes e campanhas de educação ambiental nas escolas.

Desde 2019 a associação vem participando de ações em conjunto com a prefeitura, realizando trabalho de conservação e manutenção de vias públicas, praças e parques com a atividade de varrição e limpeza bruta. Com as novas atribuições junto a prefeitura, a ACRAP contribui para a geração de renda de 70 novos colaboradores.

Confira fotos de ações divulgadas pela ACRAP nas Redes Sociais:

- Propaganda -
Propaganda Site Responsivo 2C Web Design - Portal Além Paraíba
- Propaganda -
- Propaganda -
Propaganda Sistema 2C Web Design - Portal Além Paraíba
- Propaganda -
- Propaganda -
- Propaganda -

Outras Notícias