Sábado, 21 de Maio de 2022
13°

Poucas nuvens

Além Paraíba - MG

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto reduz contribuição previdenciária de militares que foram para inatividade até 2019

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Capitão Alberto Neto: projeto repõe direito aos militares inativos e respectivos pensionistas O Projeto de L...

10/02/2022 às 17h21
Por: Redação Portal Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Capitão Alberto Neto: projeto repõe direito aos militares inativos e respectivos pensionistas - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Capitão Alberto Neto: projeto repõe direito aos militares inativos e respectivos pensionistas - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 3869/21 garante a militares inativos de estados e do Distrito Federal e a seus pensionistas o direito de pagar contribuição previdenciária apenas sobre o valor da remuneração que superar o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) – hoje, R$ 7.087,22. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta estabelece ainda que, quando o beneficiário possuir doença incapacitante, a contribuição incidirá apenas sobre o montante que ultrapassar o dobro do teto do RGPS – hoje, R$ 14.174,44.

Segundo o texto, as alterações se aplicam a militares inativos e a pensionistas que já haviam conquistado, em 31 de dezembro de 2019, direito à aposentadoria ou à pensão.

A legislação vigente – Lei de Proteção Social dos Militares – prevê contribuição previdenciária sobre a totalidade da remuneração dos militares, com alíquota igual à aplicável às Forças Armadas. A lei foi editada após a última reforma da Previdência, em 2019 – Emenda Constitucional 103.

"Verifica-se que o projeto apenas repõe um direito aos militares inativos e respectivos pensionistas", diz o autor, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM).

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Além Paraíba - MG Atualizado às 02h35 - Fonte: ClimaTempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

Dom 27°C 14°C
Seg 27°C 15°C
Ter 28°C 15°C
Qua 28°C 18°C
Qui 23°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias